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terça-feira, 19 de abril de 2016

CUIDADO COM AS SOLUÇÕES QUE O MERCADO OFERECE


Introdução:

Atualmente existem muitos produtos no mercado de softwares que oferecem ao público variados recursos e facilidades, mas muitas das vezes ocorrem insucessos na implantação desses sistemas principalmente no pós-venda (período de instalação, treinamento e suporte dos programas adquiridos pelos clientes) devido a n fatores ligados ao atendimento, soluções propostas dos produtos que não condizem com a realidade e falta de transparência com o cliente.


Prévias do Fechamento do Contrato:

Nesse sentido, seguindo o raciocínio da introdução, faz necessário uma prévia antes de fechar do contrato com a empresa prestadora de serviço que são elas: pesquisa das funcionalidades do software, referências de clientes que utilizam os sistemas, leitura da minuta do contrato, se possui treinamento e quais a formas, tipo de suporte/atendimento ao cliente e quais os recursos disponíveis para esse atendimento (telefone, chat, suporte remoto, WhatsApp, e-mail ...), se há cobrança de valores adicionais de acordo com o tipo de suporte contratado, procedimentos de atualização e backup dentre outros (desconfie sempre quando o preços estiverem muito aquém do mercado, pois você poderá pagar mais caro por módulos de sistemas adquiridos tendo deficiência no atendimento/suporte nos momentos que mais precisar de um "socorro" da empresa contratada).

A) Estrutura de Rede: Verifique se há alguma limitação do sistema quanto aos tipos de rede existente (Cabeada/Wifi), Firewall, Antivirus, perfil de usuários e permissões de rede (exemplo usuário Administrador).

B) Configurações minimas e ideais: se faz necessário ter essas especificações técnicas para o bom desenvolvimento/performance do sistema. Muitos programas ficam lentos na sua utilização por não serem passados essas configurações para o cliente antes da implantação do sistema (Sistema Operacional, Quantidade de Memória, Espaço em HD, Processador e Outros). 

C) Banco de Dados: é algo que geralmente não é verificado devido muita das vezes o cliente não ter conhecimento técnico a respeito e de sua importância na gestão dos dados da empresa. Neste item devemos verificar se o Banco de Dados é gratuito, ou se devemos pagar uma licença de uso por cada instalação do sistema (Servidor/Estação de Trabalho). Outro detalhe seria investigar se há alguma incompatibilidade com outros programas instalados na Rede da empresa.

D) Limite de Empresas Cadastradas: Alguns sistemas limitam a capacidade de cadastramento de empresas no programa e a casa empresa/lote de empresas novas a serem cadastradas é cobrado um adicional por licença de uso. Em sistemas voltados para contabilidade isso implica em custos crescentes a cada cliente novo que vão surgindo no escritório, ou seja, quanto maior o número de empresas que você trabalhar, maior será o seu desembolso mensal com a manutenção do sistema.



Queixas Frequentes:


1 - Uma das maiores queixas que se encontra nesse ramos de software é o tempo do feedback dado aos clientes às suas demanda de suporte, nesse sentido possuímos uma equipe constantemente treinada, tanto em legislação quanto nas rotinas dos sistema que representamos. 

2 - Centralização do Suporte em apenas uma região: Se faz necessário a existência de um ponto de atendimento local, helpdesk, em cada região onde há presentação da marca para agilizar o fechamento das demandas direcionadas ao suporte, caso contrário, se não existir, pode causar grandes transtornos por gerar filas de atendimento prolongadas e consequentemente insatisfação do cliente (é muito importante verificar se o atendimento é ou não centralizado). Mesmo se a matriz da marca/produto estiver em sua região vemos que necessário a descentralização do atendimento, pois, se essa marca/produto atender outros estados corre o risco de também ser gerado uma grande e enfadonha fila de espera de atendimento.

3 - Rotatividade de funcionários do suporte: em empresas onde ocorrem grande rotatividade de atendentes do suporte pode ocorrer despreparo, lentidão e stress nos atendimentos ao cliente, pois, constantemente o cliente será atendido por pessoas em treinamento, mas nem sempre isso é bem recebido devido a necessidade de agilidade nas demandas direcionadas ao suporte ("tempo é dinheiro").



Questor Sistemas no Espírito Santo:

Nós da TecGest Soluções Empresariais representamos a marca Questor Sistemas (que possui mais de 30 anos de mercado) no estado do Espírito Santo e temos experiência de mais de 15 anos em suporte de softwares voltados à contabilidade e gestão, nossos profissionais têm formação em áreas de conhecimento afins para nosso ramo de atividade (contabilidade, gestão e tecnologia da informação) e estamos prontos para lhe atender da melhor forma possível e em tempo hábio  de acordo as suas necessidades em sistemas e suporte, trabalhamos com transparência na comercialização e suporte dos nossos produtos para fidelizar nossos clientes-parceiros de negócios.







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