Carteira de trabalho digital agiliza solicitação de seguro-desemprego
Agora é muito mais fácil resolver questões relacionadas à documentação empregatícia. O Ministério do Trabalho anunciou no início desta semana o lançamento da "Carteira de Trabalho Digital", entre outros serviços.
O projeto se trata de um aplicativo criado para consultas de dados e informações contratuais antigas e em vigência, e para solicitações de primeira ou segunda vias da carteira de trabalho impressa. A versão digital não anula o documento físico.
O Governo Federal ainda anunciou que já é possível entrar com o pedido de seguro-desemprego pelo Emprega Brasil, assim que os documentos necessários forem recebidos pela empresa trabalhada. No site, o trabalhador dá a entrada na solicitação, agilizando o processo e evitando filas, mas o comparecimento a um posto responsável pelos pedidos continua obrigatório.
Ainda de acordo com a nota no governo, o trabalhador poderá encontrar vagas de emprego e agendar entrevistas pelo aplicativo Sine Fácil, além de acompanhar o andamento do pedido de seguro-desemprego.
Acessando a Carteira de Trabalho Digital:
O aplicativo já está disponível para Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.carteiradigital) e iOS, bastando procurar por "CTPS Digital". Para usar, será preciso criar uma senha de acesso, caso o trabalhador ainda não tenha cadastro no Sine Fácil.
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.carteiradigital
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.carteiradigital
Clique para ampliar
As informações a serem preenchidas são nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento e número do CPF. Tenha a carteira de trabalho física em mãos para verificar informações sobre o seu histórico no mercado de trabalho.
Fonte: Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente a Postagem:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.